quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Xadrez e a Matemática


Está postagem é dedicada ao comentário do Gerson (aqui) e ao uso do xadrez como ferramenta de auxílio no ensino da matemática.

Muitos já devem ter escutado sobre o potencial que o xadrez possui de ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico e consequentemente contribuir para o estudo de áreas exatas como a matemática.
Muitas defesas em prol da implantação do xadrez nas escolas e sua utilização como ferramenta colaborativa para o ensino já foram feitas e os benefícios desta vertente são incontestáveis.

Mas então por que isto ainda não foi posto em prática?
A resposta para a questão é simples, falta de interesse. Falta de interesse por parte dos governos, das escolas, dos educadores e até mesmo dos beneficiados, que por conta de um paradigma errado, muitas vezes vêm o xadrez apenas como um jogo massante  e chato.

Contudo, ainda é possível encontrar pessoas com iniciativas como a do Gerson, que vêem no enxadrismo uma oportunidade de educar e contribuir para a formação de um Brasil melhor.

Abaixo disponibilizo o download de três artigos acadêmicos que tratam da interdisciplinaridade entre o xadrez e a matemática. Os downloads são apenas um simbolo de apoio aos que compartilham desta causa.

Estes artigos podem ser encontrados facilmente na internet.

O JOGO DE XADREZ E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Por: Fernando Pereira Pinto & Guataçara dos Santos Junior

Download - 4shared

O JOGO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Por: José Wantuir Queiroz de Almeida

Download - 4shared

INTERDISCIPLINARIDADE DO XADREZ COM A MATEMÁTICA
Por: Adriano Pena

Download - 4shared

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar:

1 - Evite dúvidas repetidas;
2 - Comentários ofensivos serão excluídos;

ATENÇÃO: Infelizmente nem todos os comentários serão respondidos, por essa ser uma tarefa muito trabalhosa e eu não ter muito tempo disponível, nem super poderes XD. Peço desculpas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...